jump to navigation

Apresentação e Objectivos

O Lugar de Susão é o maior Lugar da freguesia de Valongo, ocupando cerca de 50% do total da sua área geográfica.

Os seus naturais são, na maioria, descendentes de antigos trabalhadores das minas de ardósia e agricultores, de fracos recursos econónicos.

 

Desde sempre “isolado” da parte central da freguesia por barreiras criadas, primeiro pela linha férrea do Douro e, mais recentemente, pela A4, o seu progesso foi, também por força dessa circunstância, mais lento que na parte restante da freguesia.

Como consequência deste isolamento o desenvolvimento socio-cultutal das suas gentes naturalmente também se ressentiu e, embora existindo alguns núcleos associativos que têm procurado desenvolver as raízes culturais do Lugar, as estruturas de apoio social são inexistentes.

 

A ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUSÃO nasceu da necessidade sentida por um grupo de pessoas daqui naturais e/ou residentes, de dotar o Lugar de equipamentos de apoio social, cuja carência se faz sentir de forma acentuada, nomedamente a nível da Infância e Terceira Idade, especialmente agora que se encontra transformado num dormitório do Grande Porto e, como tal, com um desenvolvimento demográfico dos maiores do país.

 

A ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUSÃO encontra-se constituída oficialmente desde Julho de 1994, e devidamente registada como Instituiçãp Particular de Solidariedade Social, desde Setembro de 1996.

Tem como objecto principal a promoção social e o desenvolvimento para o concelho e freguesia de Valongo e, em particular do Lugar do Susão.

 

O objectivo primeiro foi, desde sempre, a construção de equipamentos de Creche e apoio à Terceira Idade.

 

Sem disponibilidades financeiras para arrancar com o empreendimento, a actividade principal da Associação, desde há alguns anos atrás, tem-se centrado na ajuda alimentar a carenciados, no âmbito do Programa Comunitário de Apoio Alimentar a Famílias Carenciadas (PCAAC), exclusivamente em regime de voluntariado dos seus dirigentes e recolha e distribuição de bens usados (roupas e móveis).

Neste programa encontram-se actualmente a receber apoio cerca de 170 famílias, num total de mais de 470 pessoas.

 

O primeiro passo para a concretização do nosso objectivo foi dado em Abril de 2001, com cedência, pela Câmara Municipal de Valongo, do direito de superfície de um terreno para o efeito pretendido.

 

Posteriormente fomos desenvolvendo contactos com a Câmara Municipal que, gentilmente, através dos seus Serviços Técnicos, procedeu à elaboração do respectivo projecto de arquitectura no inicio deste ano.

 

Em 2007 apresentou a sua candidatura aos fundos do programa PARES, tendo sido aprovado o respectivo projecto na primeira fase.

Todavia, dificuldades de ordem financeira, para a parte não comparticipada, impediram que o projecto fosse concretizado.

 

 

É, pois, bem vinda a colaboração de todos os Valonguenses para que os objectivos se tornem uma realidade.